sábado, 10 de julho de 2010

Sindicato media impasse entre a imprensa Santarena e São Raimundo

.
Nos últimos dias tem chegado inúmeras reclamações ao Sindicato dos Radialistas de Santarém de repórteres setoristas que fazem a cobertura dos treinamentos do São Raimundo visando o Campeonato Brasileiro da Série C.

Os profissionais são impedidos de fazer entrevistas com determinados jogadores do clube, segundo as denúncias, por determinação do treinador Walter Lima. A imprensa só tem acesso às informações quando reflete o interesse do São Raimundo. Quando há alguma divergência interna as informações são bloqueadas.

Diante da situação constrangedora o Sindicato tomou suas providências, exercendo as atribuições que lhe competem, ou seja, de proteger os seus associados e de defender o livre acesso da informação em qualquer circunstância, defendendo a principal finalidade do jornalismo que é prestar o serviço social a coletividade.

O Sindicato expediu um ofício endereçado a diretoria do São Raimundo informando o ocorrido e lamentando a falta de respeito pelo trabalho dos profissionais da imprensa local sobre as atividades do clube, do qual sempre foi parceira, principalmente, nos momentos de chamamento da torcida para comparecer ao estádio, nos jogos realizados em Santarém.

O presidente do Sindicato Minael Andrade lamenta ainda, que diante da postura do técnico, a imprensa tenha papel relevante nos momentos difíceis apoiando o clube, mas quando precisa exercer o seu papel, acompanhando, o seu dia a dia, para informar a sociedade, os profissionais sejam impedidos de exercer o pleno jornalismo, adotando medidas que afetam a liberdade de expressão, o que caracteriza uma censura disfarçada.


Ofício na íntegra


Santarém, 09 de julho de 2010



Ofício nº- 008/2010
Ao Sr. Rosinaldo Batista do Vale
Presidente do São Raimundo Esporte Clube


Prezado Senhor,


Uso este documento para reiterar minha admiração e respeito para com sua pessoa e demais membros da diretoria e, também para com esta instituição futebolística São Raimundo Esporte Clube. É sabido que ao longo da história do clube sempre houve um relacionamento democrático e respeitoso entre as partes. Por essa razão a torcida do clube, bem como, todo o público esportivo santareno sempre esteve informado das atividades realizadas pelo time de futebol e, afinal é isso que a grande massa alvinegra quer: Ficar informada sobre o que acontece com o seu time no dia a dia.

Um clube de futebol não é criado para ficar no anonimato e nem para ficar distante do seu objetivo maior que é a sua torcida. No entanto, nos últimos tempos tem-se observado que alguns membros, que ocupam cargos na equipe técnica, parecem ter uma visão diferente da trajetória do clube e tem progressivamente procurado inibir a atuação da imprensa na cobertura dos treinos. Essa barreira imposta pela comissão técnica não só atrapalha o desempenho da imprensa na sua função social como também afasta o torcedor do clube do que escolheu para torcer.

Nosso Sindicato tem recebido diversas reclamações de nossos associados que fazem coberturas esportivas sobre o tratamento, por parte da comissão técnica, que tem sido dispensado para com a imprensa local. Como se sabe o papel da imprensa é observar os fatos, apurar e depois informar a população. Desta forma estará ajudando aproximá-la dos estádios e eventos esportivos. Foi assim durante as recentes e triunfantes conquistas do São Raimundo Esporte Clube – A imprensa teve participação importante na divulgação e mobilização da torcida santarena de maneira geral.

Quero neste momento solicitar de V.Sa. Que faça um trabalho juntamente com os demais membros da diretoria e estabeleça uma política administrativa mais democrática e assim, se abra espaço para os profissionais que precisam acompanhar as atividades esportivas e informem aos seus ouvintes os trabalhos do clube, que com certeza terá muito a ganhar com a divulgação de sua marca. Precisamos retomar nossa saudável e cordial amizade que só nos deu prazer de trabalhar e vitórias pelas nossas lutas.


Desde já os meus sinceros agradecimentos


Minael Andrade
Presidente

Nenhum comentário: