sábado, 10 de julho de 2010

Pará: coligações majoritárias ao governo e ao senado

.
A coligação “Frente Popular Acelera Pará”, encabeçada pelo PT, que tem como candidata ao governo do Pará, Ana Júlia Carepa, vice Anivaldo Vale coligou na majoritária com os partidos: PDT, PSB, PC do B, PRB e PV e na proporcional PTB, PR, PP, PSC, PHS, PTN, PT do B e PTC. Estes partidos vão apoiar os candidatos a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal. A grande maioria deles também vai apoiar Paulo Rocha ao senado: PT, PR, PP, PSC, PHS, PTN, PT do B e PTC, PDT, PC do B e PRB.

Três partidos que fazem parte da coligação "Frente Popular Acelera Pará" lançaram candidatos ao Senado em separado: PTB lançou a candidatura de Fernando Yamada; PSB lançou Rosineide Souza e PV lançou Anivaldo Lima.

A coligação “Juntos com o Povo”, que tem como candidato ao governo do Estado do Pará, Simão Robson Oliveira Jatene (PSDB) e vice o santareno Helenilson Pontes coligou com os partidos: DEM, PPS, PMN, PRP, PSDC e PRTB, apresentando 34 candidatos à Câmara Federal. O candidato a reeleição ao senado apoiado pela coligação é o senador Fernando Flexa Ribeiro.

O PMDB lançou o deputado estadual Domingos Juvenil Nunes de Souza candidato ao governo do Pará e vice é Hildegardo Nunes (PTB). O deputado federal Jader Barbalho é cnaidato ao senado. O PMDB não coligou com outros partidos. Além disso, registrou 18 candidatos à Câmara Federal.

O PSTU oficializou a candidatura ao governo do Pará de José Cleber Barros e ao senado Abel Ribeiro e Paulo Braga.

Fernando Antônio Martins Carneiro é candidato ao governo do Pará pelo PSOL. Ao senado Marinor Brito e João Augusto Oliveira.

Após o registro das coligações, nos TREs do país, percebe-se que a tão anunciada verticalização partidária caiu por terra mais uma vez. Da mesma forma em que ocorreu em todo o país, no Pará, a medida também foi ignorada.

Nenhum comentário: