sábado, 24 de julho de 2010

Mano Menezes é o novo técnico da Seleção Brasileira

Luis Antônio Venker de Menezes (foto ao lado), mais conhecido como Mano Menezes, natural de Passo do Sobrado, em 11 de junho de 1962 é formado em Educação Física e Administração de Empresas.

Após a desistência de Muricy Ramalho o presidente da Confederação Brasileira de Futebol Ricardo Teixeira anuniciou oficialmente que o novo trainador da Seleção Brasileira é Mano Menezes.

Como jogador

Mano Menezes jogou apenas em clubes amadores. Demonstrando muita liderança em campo, Mano não se profissionalizou por possuir pouca habilidade como jogador. Cursou Educação Física e se tornou técnico paralelamente à sua carreira amadora.

Começou sua carreira no futebol como atacante, no clube gaúcho do Esporte Clube Rosário, administrado pelo seu pai. Logo, recuou-se para o meio-campo, depois virou volante e por fim se estabeleceu na zaga.
Depois do clube de Rosário, jogou por pouco tempo no Fluminense de Mato Leitão.

Logo, despertou interesse no Guarani-RS, e foi contratado entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980. Seu principal momento pelo Guarani foi na decisão por pênaltis do Campeonato Amador de 1988. Capitão do time, foi o responsável pela última cobrança, convertida. O título garantiu a vaga do Guarani para disputar a segunda divisão do Campeonato Gaúcho.
Logo, iniciou o curso de Educação Física. Jogando pelo Guarani, paralelamente iniciava a carreira de treinador, em 1986 no SESI do Rio Grande do Sul.

Como treinador

Depois do SESI, Mano foi técnico das categoriais de base do próprio Gurani-RS, onde jogara amadoramente, clube que se profissionalizou. Depois, treinou a base do Caxias e do Internacional de Porto Alegre. Também fez estágio no Cruzeiro em 1997, com Paulo Autuori.

Retorna novamente para o Guarani-RS, agora como treinador profissional, em 1997. Conseguiu destaque por lá, vencendo o Campeonato Gaúcho de Futebol de 2002 e a seletiva para a Copa Sul-Minas nesse mesmo ano.
Depois, treina o Brasil de Pelotas e o Iraty, em 2002 e em 2003, respectivamente. Em 2003, volta ao Guarani e fica por poucos meses.
Em 2003, ganha notoriedade por sua boa campanha na Copa do Brasil de 2004, no comando do 15 de Novembro, chegando à semifinal e obtendo o 3º lugar.

Grêmio

Em abril de 2005, Mano Menezes foi contratado pelo Grêmio para ser o responsável por trazer o Grêmio novamente à Série A do Campeonato Brasileiro, pois o clube havia "caído" no ano anterior.

A meta foi cumprida e além de levar o "tricolor gaúcho" de volta à elite do futebol brasileiro, Mano conquistou o título de Campeão da Série B daquele ano em uma partida que ficou conhecida como "A Batalha dos Aflitos" devido aos acontecimentos que se desenrolaram ao longo da partida e ao fato desta ter sido realizada no Estádio dos Aflitos, estádio do Náutico, em Recife, no estado de Pernambuco.

Este episódio posteriormente virou um filme exatamente com o nome "A Batalha dos Aflitos", lançado em 2007. Naquela histórica partida, o Grêmio teve 4 jogadores expulsos, dois penaltis contra a sua meta, os dois perdidos pelo Náutico.

Anderson, hoje no Manchester United, da Inglaterra, marcou o gol go Grêmio, que retornou o clube à Série A. Em 2006, Mano levou o Grêmio ao título do Campeonato Gaúcho com vitória sobre o arquirival Internacional, título que o tricolor não conquistava desde 2001.

Ainda em 2006, classificou o Grêmio em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, obtendo assim, uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América no ano de 2007.

Em 2007, foi bicampeão gaúcho fazendo uma brilhante campanha.
Na Copa Libertadores da América, eliminou dois dos grandes clubes paulistas, o São Paulo, nas oitavas-de-final, e o Santos, na semifinal, chegando à final e perdendo para o Boca Juniors da Argentina.
Mano Menezes deixou o Grêmio no final de 2007. Após 169 jogos, obteve 89 vitórias, 35 empates e 45 derrotas, o que representa um aproveitamento de 59,56%. Foram 302 pontos conquistados de um total de 507 [1].


Corinthians

No final de 2007, foi contratado para para dirigir o Corinthians [2], com a missão de levantar o clube que, com o rebaixamento pra a Série B, entrou na crise mais grave de toda a sua história.

No dia 28 de novembro de 2007, oficializou o final de seu vínculo com o Grêmio ao deixar de renovar seu contrato, dirigindo a equipe até 2 de dezembro de 2007, no último jogo do Campeonato Brasileiro, exatamente contra o que seria o seu próximo clube como treinador, o Corinthians, que naquele jogo foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2008, disputando a Copa do Brasil, conseguiu levar a equipe paulista à final contra o Sport e ficou com o vice-campeonato após ser derrotado(venceu 3x1 e perdeu 2x0,perdendo pelo gol que sofreu em casa).

Após a derrota na Copa do Brasil, o Corinthians desviou todas as suas atenções novamente à Série B. Em 8 de novembro de 2008, levou o time, em uma bela campanha, com apenas três derrotas, ao título do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008 - Série B.
Em 3 de Maio de 2009, levou o Corinthians ao título do Campeonato Paulista, sendo campeão invicto.

Em 1º de julho de 2009, sagrou-se campeão da Copa do Brasil, contra o Internacional de Porto Alegre, disputando o segundo jogo da final na casa do adversário, e fazendo a festa no Rio Grande do Sul. Com isso, conseguiu a vaga para a Taça Libertadores da América de 2010.

Em 2010, o Corinthians vira todas as suas atenções para a Libertadores. No Campeonato Paulista, o clube foi desclassificado por apenas dois pontos para o quarto colocado.

Na Libertadores, maior objetivo da equipe no ano de seu centenário, a equipe comandada por Mano fez uma brilhante primeira fase, sem nenhuma derrota. Nas oitavas-de-final, a equipe foi desclassificada pelo Flamengo, saindo prematuramente da competição, acabando com o sonho corinthiano de ganhar a Libertadores no ano do centenário, e deixando os corinthianos desapontados por nao terem conquistado nenhum titulo ainda.

Em 25 de junho de 2010, Mano Menezes entra para a história do Corinthians conquistando a centésima vitória no comando da equipe. A vitória aconteceu numa partida contra o Iraty, válida pelo Torneio Cidade de Londrina. O único gol da partida foi marcado por Jorge Henrique.

Seleção Brasileira

Em julho de 2010, após a eliminação da Seleção Brasileira nas quartas-de-final da Copa do Mundo e, consequentemente, a demissão do então técnico Dunga, Mano Menezes foi convidado a assumir o comando da seleção.[3] Mano deixa o Corinthians depois de dois anos marcados por uma passagem vitoriosa pelo clube, com três títulos, e com um aproveitamento de 64,4% dos 184 jogos que disputou pelo time.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mano_Menezes

Nenhum comentário: