domingo, 27 de junho de 2010

Jornalistas vão organizar diretoria do SINJOR em Santarém

Terminou neste sábado, 26, o primeiro Seminário de Jornalismo do Oeste do Pará, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará, em Santarém. O evento foi uma iniciativa da Agência Pódium, representado pelos jornalistas José Ibanês e Albanira Coelho, em parceria com a diretoria do SINJOR Pará, representado pela Presidente da entidade, jornalista Sheila Faro.

O evento foi desenvolvido em dois dias, nas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e contou com a participação de jornalistas diplomados e estudantes dos cursos de jornalismo da FIT e do Instituto Esperança de Ensino Superior de Santarém (IESPES). Além de acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda e empresários dos meios de comunicação.

Fizeram parte das atividades palestras, oficinas e uma assembléia geral deliberativa. A palestra realizada na sexta-feira, 25, foi proferida pela jornalista Sheila Faro, abordando os temas: "O mercado de trabalho e sindicalização". Foram realizadas ainda oficinas de Telejornalismo, com Helena Brito; Assessoria de Imprensa, com Roberta Vilanova; e Editoração Eletrônica, com Luís Waldemir. Todos integrantes da nova diretoria do SINJOR.

O secretário executivo do sindicato Paulo Roberto Lourinho também veio a Santarém para orientar os procedimentos de sindicalização e de aquisição do registro profissional de jornalistas diplomados junto ao Ministério do Trabalho.

No final do encontro os jornalistas de Santarém aprovaram as propostas de integração da categoria, carta de Santarém visando a valorização do profissional nos meios de comunicação e nas instituições pública, implantação de uma diretoria regional do SINJOR em Santarém, parceria entre o sindicato, universidades locais e empresas de comunicação para estimular formação dos profissionais que atuam na área sem diploma de jornalista.

O encontro também serviu para eleger uma comissão provisória que vai trabalhar o processo de implantação da diretoria regional do Sindicato, em Santarém, provavelmente, no mês de novembro deste ano.

Fazem parte da comissão a coordenadora do curso de jornalismo da FIT, jornalista Nair Santos, coordenador do curso de jornalismo do IEPSES, jornalista Milton Mauer; acadêmica do 7º semestre do curso de jornalismo do IESPES, Larisse Caripuna e do 3º semestre da FIT, Samuel Alvarenga. Também fazem parte da comissão os jornalistas J. Ninos e José Ibanês titular da Agência Padium.

A assembléia também elegeu uma comissão formada por três jornalistas diplomados: Ednaldo Rodrigues, J. Ninos e Milton Corrêa para elaborar a Carta de Santarém. Depois de aprovada pelos presentes na reunião, o documento será encaminhado à imprensa do Pará e as instituições públicas e privadas, sugerindo, a contratação de profissionais diplomados para exercer atividades que exigem a formação de jornalista, com o piso salarial da categoria.

A comissão eleita para organizar os procedimentos de implantação da diretoria regional do SINJOR Pará, em Santarém vai reunir na próxima semana, em data a ser definida. Na pauta do primeiro encontro os jornalistas vão definir um calendário de reuniões ordinárias da diretoria provisória, bem como os temas que serão discutidos nos próximos encontros.

Nenhum comentário: