sábado, 19 de junho de 2010

Agradecimentos aos parceiros do Salão do Livro

Artigo – Ednaldo Rodrigues

A 3ª edição do Salão do Livro do Oeste do Pará terminou sexta-feira (18). Foram sete dias de muito trabalho, dedicação, esforço e satisfação. Todos os sacrifícios de tantas pessoas podem ser resumidos na certeza do dever cumprido. Não podemos afirmar se foi o melhor evento, mas todos que participaram deram o melhor de si. Falhas certamente ocorreram e em outros projetos a serem realizados continuarão perseguindo aqueles que dão a vida para realizar um projeto perfeito.

Esse também é um momento de agradecimento e de exaltação a sensibilidade e comprometimento da governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa e da Prefeita Municipal de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, ao secretário de Estado de Cultura, inicialmente, ao professor Edilson Moura e depois ao Cincinato Marques Júnior; a secretária Municipal de Cultura, Socorro Jarle Moita de Aguiar e a equipe maravilhosa da SECULT, em nome de Carlos Henrique, Juliana Santana e Pedrinha Callado.

Essas autoridades formam e continuam sendo fundamentais no processo de descentralização, democratização e viabilidade desse mega projeto que é o Salão do Livro e de outras ações que contribuem com a difusão da cultura.

Também são responsáveis pela realização do Salão do Livro os nossos parceiros, como as universidades (IESPES, ULBRA, FIT, UEPA, UFOPA), escolas particulares (Colégio Dom Amando, Santa Clara, Colégio Batista), professores, alunos, os pais, as secretarias Municipais de Educação, de Infraestrutura, de Turismo, de Desenvolvimento Econômico, de Transporte, 5ª URE, SESC-Santarém e tantos outros parceiros.

Para a realização do Salão do Livro em 2010, foram formadas vinte comissões, a saber: coordenação geral, secretaria, infra-estrutura, sessão de autógrafos, oficinas, fala sério e sarau, oficinas, agendamento e inscrições, contação de histórias, monitoria e recepção, encontro literário, mobilização, cinema, comunicação, programação de palco, palestras, estande do escritor regional, lanche, ornamentação e relatório econômico e social.

Grande maioria das comissões funcionou de acordo com as expectativas dos organizadores do evento. No entanto, como já era esperado, algumas comissões ficaram pendentes com suas ações, dessa forma, sobrecarregando os colegas, principalmente, da Secretaria Municipal de Cultura. Mas no final tudo deu certo e projeto mais uma vez bateu um novo record de público.

Com relação às comissões do encontro literário e comunicação das quais tive a honra e a satisfação de participar, os trabalhos fluíram acima do esperado. Todos os integrantes das comissões cumpriram com suas responsabilidades. A comissão do Encontro Literário enfrentou um enorme desafio. O cancelamento da vinda, em última hora, do escritor Celso Antunes a Santarém, no dia 13, uma falha a agente literária, que o próprio escritor em nota, isentou de qualquer responsabilidade tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Santarém.

A comissão de comunicação foi uma das experiências mais positiva que tive nos últimos três eventos. Apesar de minha modesta experiência como jornalista e assessor de comunicação de várias instituições em Santarém e Belém, esse trabalho foi muito importante.

Tive a oportunidade de trabalhar ao lado de uma equipe de dez mulheres jovens, responsáveis, disciplinadas, dedicadas e comprometidas com o jornalismo. Isso me deixou radiante por que em um futuro próximo contaremos com profissionais capacitadas e que vão suceder uma geração que está abrindo espaço à nova geração de jornalistas graduados e competentes.

Em ordem alfabética, a comissão de assessoria de comunicação do 3º Salão do Oeste do Pará, teve a seguinte formação: Adriana Marinho, Anny Loísa, Aritana Aguiar, Daniella Lopes, Heliane Medeiros, Jacira Fernandes, Kedma Araújo, Larisse Caripuna, Monique de Melo e Natasha Santana.

Organizamos uma editoria para cada turno (manhã, tarde e noite) e essa organização nos deu condições para informarmos as atividades do Salão do Livro em tempo real, alimentado as ferramentas criadas como suporte de divulgação através de Blog, Twitter e Orkut, diariamente.

Acredito que o Salão do Livro de 2010, entre outras oportunidades, abriu uma grande janela a essas jovens acadêmicas do sétimo semestre do curso de Jornalismo, do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Foram sete dias de exercício prático, produzindo texto, reportagem e fotografias em campo aberto, cobrindo pautas diversas, em uma área que para a maioria da equipe era novidade.

Nossos agradecimentos à Irene Escher (diretora do IESPES), Milton Mauer (coordenador do curso de Jornalismo do IESPES), professora Lila Bemerguy (Disciplina de Fotografia), Paulo Lima (Disciplina de Jornalismo On line II) por terem aceitado a nossa proposta para realizarmos a assessoria de comunicação do Salão do Livro de 2010, com a participação das acadêmicas de jornalismo da instituição.

Nenhum comentário: