quinta-feira, 4 de março de 2010

RELATÓRIO DA CARAVANA DO ESTADO DO TAPAJÓS A BRASÍLIA

Relator: jornalista Ednaldo Rodrigues - 25 de fevereiro de 2010.

No período de 21 a 26 de fevereiro de 2010, uma caravana do Oeste do Pará, região que compreende o futuro Estado do Tapajós, representada pelo Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós Sustentável, prefeitos, deputados, vereadores e movimento social, totalizando 63 autoridades de 15 municípios da região, esteve em Brasília para sensibilizar os deputados federais votarem em favor do projeto que autoriza o plebiscito do Estado do Tapajós que tramita no Senado Federal há vinte anos. Só na Câmara dos Deputados já está tramitando há dez anos.

Em Brasília os trabalhos foram direcionados pelo coordenador do Movimento, professor Edivaldo Bernardo e pelo Deputado Lira Maia que disponibilizou integralmente seu gabinete para assessorar o movimento. Os trabalhos contaram ainda com a participação dos Deputados Paulo Rocha e Jader Barbalho. O vereador Reginaldo Campos (PSB) de Santarém teve uma participação importante, bem como o representante da Prefeita de Santarém Maria do Carmo, o coordenador de Integração Regional, Francisco Wanderlei.

Após intensos dias de trabalho no Congresso Nacional, os integrantes da caravana do Oeste do Pará reuniram-se para fazer a seguinte avaliação:

1. Os integrantes da caravana consideraram uma das mobilizações mais proveitosas dos últimos anos, já realizada em Brasília;

2. Na terça-feira, às 16h40min, a caravana de deputados, prefeitos, vereadores e movimento social do oeste do Pará foi recebida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. A audiência foi articulada pelo movimento e contou com o apoio dos deputados Lira Maia e Jader Barbalho.

3. Na semana entre os dias 1º e 5 de março ficou firmado que prefeitos do oeste do Pará juntariam-se a oito prefeitos do Estado do Carajás ao lados dos Deputados Geovanni Queiroz e Lira Maia para visitar os líderes dos partidos em Brasília e solicitar apoio ao projeto do Estado do Tapajós quando tramitar no colegiado de lideranças;

4. As nove comissões, representadas por prefeitos, deputados estaduais, vereadores e movimento social visitaram todos os gabinetes dos deputados federais em Brasília e durante as visitas fizeram contato direto com dezenas de deputados e somente cinco parlamentares se negaram votar a favor do plebiscito;

5. Vereadores do oeste do Pará manifestaram disposição de aprovar uma moção de persona’non grata aos deputados do Estado do Pará, que se posicionarem contra o plebiscito do Estado do Tapajós. A proposta não foi aprovada pelo plenário, uma vez que apenas um ou dois deputados ainda estão em dúvida, os demais votam favorável ao plebiscito. Ficou aprovado que as Câmaras Municipais do Oeste do Pará vão fazer um requerimento reiterando a solicitação de apoio ao plebiscito do Estado do Tapajós aos 17 deputados da Bancada do Estado do Pará;

6. Líderes de partidos ou representantes de lideranças que se comprometeram votar favorável ao projeto que autoriza o plebiscito do Estado do Tapajós: Michel Têmmer e Jader Barbalho (PMDB), Paulo Rocha (PT), João Almeida (PSDB), Índio da Costa (DEM), Lúcio Vale (PR), Rodrigo Rollemberg e Capitão Assunção (PSB).

7. Deputada Josefina Carmo (PMDB) ao lado dos deputados Alexandre Von (PSDB), Carlos Martins (PT), Júnior Ferrari (PTB) avaliaram positiva a ida da caravana do Oeste do Pará a Brasília pelas audiências realizadas e adesões conquistadas junto as lideranças nacionais e a bancada de deputados federais do Estado do Pará.

8. O prefeito de Itaituba e atual presidente da Associação dos Municípios da Transamazônica e Santarém Cuiabá (AMUT), Roselito Soares anunciou que a entidade destinará 10% de sua arrecadação ao Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós Sustentável, para investir nas ações realizadas na região e em Brasília.

9. As audiências do Estado do Tapajós em Brasília foram divulgadas ao Oeste do Pará e a região metropolitana de Belém, através das rádios Rural de Santarém, Guarany FM e Tapajós FM, Rádio Clube do Pará e Rádio Liberal, trabalho coordenado pelo jornalista Ednaldo Rodrigues, com a participação do radialista Silvio Marcos, do programa "Santarém IN FOCO".

10. O prefeito do município de Trairão, Danilo Vidal destacou o trabalho do deputados federais do Pará Lira Maia (DEM), Vandenkolk Gonçalves (PSDB), Paulo Rocha (PT), Jader Barbalho (PMDB) e as presenças dos deputados estaduais do Pará Josefina Carmo (PMDB), Alexandre Von (PSDB), Carlos Martins (PT) e Junior Ferrari (PTB). O prefeito avaliou positiva e necessária a presença do Movimento em Brasília coordenada pelo professor Edivaldo Bernardo e concluiu afirmando o seu compromisso de destinar maior apoio a causa.

11. O prefeito do município de Rurópolis, Aparecido Florentino da Silva (PMDB) disse que o trabalho de mediação do deputado Lira Maia e do professor Edivaldo Bernardo, coordenador do Movimento foi importante aos avanços para novas aquisições políticas em Brasília. Solicitou aos vereadores dos treze municípios presente que levem as demandas do Movimento aos seus prefeitos e garantiu apoio financeiro ao Movimento.

12. O deputado Estadual Alexandre Von informou que não foi possível chegar na terça-feira, 23, no dia da audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Têmmer. Mas ao chegar na quarta-feira, 24, realizou uma série de contatos ao lado dos deputados Carlos Martins (PT) e Júnior Ferrari (PTB). Alexandre Von repudiou a postura política do deputado federal Zenaldo Coutinho do seu partido (PSDB), que utiliza veículos de comunicação do Estado do Pará, para dizer de forma intransigente, que é contra o plebiscito do Estado do Tapajós.

13. O deputado Júnior Ferrari parabenizou o professor Edivaldo Bernardo pela sua perseverança em favor do Estado do Tapajós. Comprometeu-se em imprimir parte do material de divulgação do Estado do Tapajós e anunciou que os deputados federais Nilson Pinto (PSDB) e Alcione Barbalho (PMDB) se comprometeram em votar favorável ao projeto que autoriza o plebiscito do Estado do Tapajós.

14. O deputado Carlos Martins (PT) destacou o trabalho do deputado Lira Maia (DEM), vereador de Santarém, Reginaldo Campos (PSB) e da Coordenadoria de Integração Regional (CIR), na pessoa de Francisco Walderlei Lopes, o Chicão. Defendeu o pacto federativo e a criação do Estado do Tapajós. Defendeu a integração de todas as forças políticas para fortalecer as lideranças que estão a frente do grande projeto de emancipação política do Oeste do Pará.

15. O deputado Nilson Pinto se comprometeu com as lideranças do oeste do Pará, prefeitos, vereadores e movimento social, em votar favorável ao plebiscito do Estado do Tapajós.

16. O deputado federal Vandenkolk Gonçalves disse que é radicalmente favorável a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. Sugeriu a elaboração de uma moção de persona’non grata a qualquer político do Pará que se pronunciar contra ao plebiscito.

17. O coordenador geral do Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós Sustentável (MPETS), doutor Edivaldo Bernardo agradeceu a presença e participação de todos: Deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e movimento social que participaram de mais mobilização em Brasília. Anunciou que na semana seguinte, 1º a 5 de março retornaria a Brasília para acompanhar a votação do projeto 0731/2000, que autoriza o plebiscito do Estado do Tapajós.

18. O Movimento constatou a representação dos seguintes municípios do oeste do Pará: Alenquer, Altamira, Belterra, Faro, Itaituba, Medicilândia, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Rurópolis, Santarém, Trairão, Terra Santa, Uruará, totalizando 15 dos 27 municípios que formarão o futuro Estado do Tapajós.

Nenhum comentário: