terça-feira, 8 de dezembro de 2009

NOSSA SENHORA DOS SANTARENOS

A festa de Nossa Senhora da Conceição completa 348 anos de tradição e de fé. A manifestação religiosa iniciou em 1661, com a chegada da Missão dos padres jesuítas na região do Tapajós, e que mais tarde daria origem à cidade de Santarém, fundada pelo padre João Felipe Bettendorf.

Em uma de duas crônicas Felipe Bettendorf fez a seguinte narrativa: “A noite antecedente da festa em que havia por o altar, houve uns trovões, relâmpagos e coriscos, tão terríveis que todos os índios saíram para fora das casas, e parecia que se ia acabando o mundo. Disseram-me depois que tinham visto em o Céu uma mão com um lenço branco que ia limpando o sangue derramado pelo Céu; em dia seguinte lhes fiz uma prática sobre a Conceição da Imaculada Virgem Nossa, e disse que este sinal foi alguma coisa , foi prognóstico de um grande castigo que a Senhora havia de remediar”.

A história nos conta que meses depois os Jesuítas foram expulsos e Felipe Bettendorf teve de abandonar a Missão, e que esse seria o castigo. Mas em seguida Bettendorf providenciou missionário para dar continuidade a evangelização na aldeia dos Tapajós.

Culturalmente, no decorrer dos 348 anos de história a festa de Nossa Senhora da Conceição, passou por modificações. Nos primeiros anos como se tratava de um povoado, formado por colonos, o espaço era transformado em uma pequena feira, que deu origem ao arraial.

Os devotos traziam os seus produtos agrícolas para se manterem durante os dias em que permaneciam no povoado. Bem parecido com o que ocorre por ocasião da Feira da Cultura Popular. No aspecto religioso manifestações foram introduzidas e outras retiradas em relação ao que ocorria no início da festa: ladainhas, orações, folias, levantamento e derrubada de mastro, procissões e missa, com os sacramentos do batismo e do matrimônio. E a própria introdução do Círio em 1919, segundo o historiador Paulo Rodrigues dos Santos.

Com o crescimento do povoamento foi erguida uma igreja, que se transformou no templo Matriz. O espaço religioso mais importante da região. Por muitos anos, o arraial continuou dando um aspecto interiorano, de originalidade e de autenticidade de um povo simples, mas de muita fé.

Os espaços do arraial foram disciplinados e com o tempo deixaram as características originais. Atualmente, em vez de um arraial, o espaço foi transformado em um centro de comercialização de toda a espécie de produtos.

A festa deve ter iniciado de forma simples e com os mínimos investimentos, mas com o tempo inflacionou tanto que os organizadores precisam vender os espaços aos patrocinadores para garantir as despesas que são geradas com a organização do evento.

Atualmente a festa de Nossa Senhora da Conceição divide-se em três momentos: a imagem peregrina, Círio que este ano reuniu 200 mil devotos e a Caminhada de Fé com Maria, com 35 Km de procissão, entre Mojuí dos Campos e Santarém.

No ultimo dia da festa, 8 de dezembro, no início da noite acontece a procissão no entorno da igreja Matriz da padroeira e a meia noite a queima de fogos, que marca o encerramento das festividades.

Nossa Senhora da Conceição tem contribuído com o desenvolvimento social da cidade de Santarém e com a humanização de seus fiéis que sempre acreditaram na presença viva de Maria entre nós.

Nenhum comentário: