domingo, 8 de agosto de 2010

Comunidades surpreendem coordenadores da Feira e Festival Folclórico

.
A coordenação do evento ficou surpresa com a resposta positiva das comunidades no primeiro dia de construção das Barracas. Os coordenadores Izenildo Pedroso e Cristiane Portela esperavam poucas comunidades como ocorreu nos anos anteriores, mas o ultimo levantamento realizado às 17h30 registrou a presença de 22 comunidades na Praça de São Sebastião.
.
As comunidades que estão com barracas construídas são: Cipoal II, Poço Branco, Santa Maria, Irurama, São Sebastião, São Pedro e Santo Antônio (Br-163 - Km 124), São Miguel (Br – 163 -Km 130), São Brás, Enseada do Aritapera, Surubiuaçu, Perema, Lirio dos Vales, Boa Esperança, Picãe, Boa Fé (Mojuí), Pajuçara, Alter do Chão, São José, Portelinha, Santana do Ituquí e Ponte Alta.
.
As comunidades que chegaram pela manhã deste sábado (7-8) devem concluir a construção de suas barracas domingo. Atendendo solicitação das comunidades a Secretária de Cultura Jarle Aguiar concedeu mais um dia às lideranças comunitárias para essa tarefa. Esse tempo será suficiente para concluir o trabalho até o meio dia do dia 10 de agosto.
.
A coordenação lembra que as exigências são regidas por um regulamento que normatiza o concurso de barracas. A avaliação do júri inicia quando começa a construção. Os comunitários não podem utilizar produtos industrializados, como pregos, arames e madeira trabalhada. Os construtores utilizam palha, madeira rústica, cipós e outros produtos naturais típicos do interior.
.
Nos três dias destinados à construção das barracas, a Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) garante o café da manhã, almoço e jantar para duas pessoas de cada comunidade. Para garantir o almoço dos comunitários neste sábado, a SEMC contratou 60 refeições.
.
Neste domingo (8-8) a coordenação da Feira da Cultura Popular e Festival Folclórico vai continuar recebendo as comunidades que vêem do planalto, rios e várzea. Por ocasião da realização desse evento, os servidores da SEMC dão expediente nas dependências do Centro Cultural João Fona e na Praça de São Sebastião.

Nenhum comentário: