sábado, 27 de fevereiro de 2010

ESTADO DO TAPAJÓS RECEBE APOIO DE POLÍTICOS IMPORTANTES

No período de 22 a 25 de fevereiro de 2010, uma caravana do Oeste do Pará, formada por 63 autoridades, entre prefeitos, vereadores, Deputados, empresários e movimento social, esteve em Brasília para solicitar apoio da Câmara dos Deputados em favor do plebiscito. A delegação representou os municípios de Almeirim, Altamira, Belterra, Itaituba, Santarém, Trairão, Novo Progresso, Uruará, Terra Santa, Rurópolis, Monte Alegre, Alenquer e Oriximiná

O Coordenador do Movimento, Edivaldo Bernardo informou que antes do retorno da caravana houve uma avaliação dos trabalhos realizados. Os prefeitos e vereadores consideraram a viagem como uma das mais proveitosas dos últimos anos, coordenada com inteligência e as conseqüências foram os resultados positivos com a realização de várias audiências e a visita em todos os gabinetes dos deputados em Brasília.

Segundo o teor do documento de avaliação as autoridades estiveram reunidas com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Têmmer, articulada pelo deputado federal Jader Barbalho e deputada estadual Josefina Carmo. A prefeita de Santarém, Maria do Carmo não esteve integrada junto a caravana, mas se empenhou para que o deputado Paulo Rocha estivesse ao lado da Caravana o que resultou num efeito político muito positivo.

Jáder Barbalho, Michel Têmmer e Lira Maia firmaram compromisso de aprovar o requerimento de urgência na próxima terça-feira, 2 de março. A aprovação do documento pode evitar atrasos na tramitação do projeto do plebiscito por ocasião da votação no plenário da Câmara. Na próxima semana, o projeto será discutido no colegiado de lideranças. Os três deputados ainda apostam na votação do plebiscito do Estado do Tapajós por acordo de lideranças, no decorrer do mês de março.

A delegação do Oeste do Pará ainda reuniu com a bancada dos deputados do Pará, coordenado pelo deputado Paulo Rocha com a presença dos deputados Vandenkolk Gonçalves, Nilson Pinto, Vic Pires Franco, Elcione Barbalho, Lúcio Vale, Beto Faro, Zenaldo Coutinho, Zé Geraldo e Lira Maia.
Durante a reunião, na presença de vereadores, prefeitos, deputados estaduais e o movimento social todos disseram que são favoráveis ao plebiscito do Estado do Tapajós, inclusive o Zenaldo Coutinho que tem dito nos últimos anos que é contra.

No período em que a delegação esteve em Brasília, o trabalho foi coordenado pelo professor Edivaldo Bernardo, Lira Maia e Paulo Rocha. As 63 autoridades foram dividas em nove equipes e visitaram os nove andares da Câmara dos Deputados e visitaram todos os gabinetes solicitando aos deputados de outros estados que votem favorável ao projeto 0731/2000, que autoriza o plebiscito do Estado do Tapajós.

Na semana, de 1 a 5 de março, o Movimento pelo Estado do Tapajós está mobilizando a ida a Brasília de cinco prefeitos da região, principalmente aqueles que não participaram da última caravana. Nesse período, uma comissão de prefeitos do Estado do Carajás estará visitando os gabinetes das Lideranças e a comissão de prefeito do Estado do Tapajós vai se unir ao Carajás e fazer um trabalho de mobilização conjuntamente.

Nenhum comentário: