Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós realiza reunião, nesta terá-feira, 26, no horário das 8h30min às 11h30min, no auditório da Associação Empresarial e Comercial de Santarém (ACES), visando definir caravana que vai à Brasília acompanhar a votação do Projeto 0731/2000 que autoriza a realização do plebiscito do Estado do Tapajós, prevista para fevereiro de 2010, logo após o carnaval.
Para o encontro foram convidados os presidentes das associações comerciais e Câmaras Municipais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 25 municípios do Oeste do Pará, que formarão o futuro Estado do Tapajós. Foram convidados também todos os deputados estaduais que representam à região, os deputados federais que apóiam o plebiscito, as lideranças políticas do novo município do Estado - Mojuí dos Campos e o movimento social.
Durante o encontro a coordenação do Movimento, liderada pelo Dr. Edivaldo Bernardo irá definir e representação de cada município para representar a região durante a votação em Brasília. Na reunião também será discutida a ida de duas comissões: uma no dia 2 de fevereiro e a outra no dia 8. Cada comissão será formada por quatro lideranças que terão a missão de visitar todos os gabinetes dos deputados federais e convencê-los a votar em favor do plebiscito do Estado do Tapajós, no momento em que o projeto entrar na pauta.
Na reunião também será definida a ida de uma caravana com o maior número possível de representantes dos municípios da região, entre os dias 20 e 22 de fevereiro. A delegação será formada por vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, empresários e lideranças do movimento social, com mandato. O Dr. Edivaldo Bernardo explicou que se fez necessário uma caravana representativa, devido o momento que é de decisão política e a presença dessas lideranças pode ajudar a sensibilizar os deputados de suas siglas partidárias a votarem favorável ao plebiscito do Tapajós.
O Movimento também já esta providenciando a impressão do material de divulgação para ser entregue a cada deputado, visando esclarecer dúvidas sobre o projeto de emancipação do Oeste do Pará. O material de divulgação vai destacar a luta histórica e secular, viabilidade econômica e o relatório 01/90, favorável a criação do Estado do Tapajós, estudo encomendado pela Constituinte de 1988 e que teve como relator o ex-deputado federal Gabriel Guerreiro.
A ultima mobilização realizada pelo Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós, com apoio dos prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, associações empresariais e movimento social foi em setembro de 2007, por ocasião do abaixo-assinado das 500 mil assinaturas (foto acima). O evento contou com a participação de todos os municípios do Oeste do Pará e as caixas contendo as assinaturas foram entregues em audiência em Brasília, com a então presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, na presença das principais lideranças da região.