segunda-feira, 16 de março de 2009

Seminário de Comunicação discute emancipação do Oeste do Pará

O Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós Sustentável realiza no dia 26 de março, no período das 8 às 18h, no auditório Tucunaré do Hotel Amazônia Boulervard, em Santarém, Oeste do Estado do Pará, o I SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÕS.

O coordenador geral do seminário, Edivaldo Bernardo, já confirmou as presenças do Jornalista Manuel Dutra, Radialista Santino Soares e do economista José de Lima Pereira como palestrantes do evento.

Eles irão ministrar palestras, abordando os seguintes temas: “Os precedentes históricos da emancipação”, “A comunicação construindo o Estado do Tapajós” e “Viabilidade econômica do Estado do Tapajós”, respectivamente.

PROGRAMAÇÃO

26 de março de 2009.
Hotel Amazônia Boulevard
08 às 18 horas

8h – SOLENIDADE DE ABERTURA
Composição da mesa de autoridades
Execução Hino Nacional
Pronunciamentos de abertura
Momento cultural
Leitura: História do Estado do Tapajós.
Motivação – Cientista político Everaldo Portela.
Execução do hino de Santarém

9h45min – Lanche

PALESTRAS

10h
Tema: “Viabilidade econômica do Estado do Tapajós”
Palestrante: Economista José de Lima Pereira
Tempo: 50 minutos.

Debate: 10h50min
Debatedor: Jornalista Manuel Dutra
Mediador: Jornalista Ednaldo Rodrigues
Comentador: Professor Helvio Arruda


12h30 – Intervalo para Almoço

13h30
Tema: “A comunicação construindo o Estado do Tapajós”
Palestrante: Radialista Santino Soares
Tempo: 50 minutos.
Debate - 14h50
Debatedor: Jornalista Jota Ninos
Mediador: Jornalista Nair Santos
Comentador: Comunicólogo Orlando Pereira

15h45min – Lanche

16h
Tema: “Os precedentes históricos da emancipação”
Palestrante: Jornalista Manuel Dutra
Tempo: 50 minutos.

Debate - 16h45min
Debatedora: Historiadora Terezinha Amorim
Mediador: Radialista Sampaio Brelaz
Comentador: Jornalista Oti Santos

17h45
Agradecimentos
Professor Edivaldo Bernardo


17h55
Avisos
18h - Encerramento

História

Em 2009, a luta pela emancipação do Oeste do Estado do Pará completa 155 anos. No decorrer de um século e meio, o Brasil já teve vários estudos de redivisão territorial, que datam do período da Assembléia Constituinte, em 1823.

Após a criação da Província do Amazonas, segundo Ferreira Penna, sugeriram a criação da Província do Tapajós, para evitar conflitos entre o Grão-Pará e o Amazonas, nas áreas de Parintins, Óbidos e Santarém, no ano de 1853. O assunto voltou a ser discutido novamente, para resolver as diferenças de limites entre as duas províncias, desta feita em 1869.

Os fatos históricos provam que a idéia da criação desta nova Unidade Federativa partiu do governo central há exatos 155 anos. Apenas em 1950, Elias Ribeiro Pinto, um político futurista, sugeriu a criação do Estado do Baixo Amazonas e somente em 1980, o ex-prefeito Ronan Liberal, lançou a luta pela criação do Estado do Tapajós.

Em 25 de abril de 2005, O MOVIMENTO PELO PLEBISCITO E CRIAÇÃO DO NOVO ESTADO continuou de forma mais organizada o trabalho de articulação para a criação do Estado do Tapajós, congregando todas as entidades anteriormente organizadas para esse fim.

Em 2009, a proposta da realização do I SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS é mais uma das ações que tem como finalidade de comprometer ainda mais a imprensa, como também fornecer subsídios com base científica sobre a emancipação do Oeste do Pará, com a participação de profissionais que detém estudos e larga experiência na área da comunicação dentro e fora de Santarém.

Nenhum comentário: