sábado, 18 de outubro de 2008

Resumo histórico – I Jornada de Comunicação Social do Oeste do Pará

No dia 24 de outubro de 1948, foi ao ar Rádio Clube de Santarém (ZYR-9), fundada pelo vereador Jonathas de Almeida e Silva, localizada na rua 24 de outubro. No início da história do Rádio em Santarém, a maioria dos programas da emissora era artístico, orientados por Milton Garcia. Por ser a pioneira, a Rádio Clube de Santarém, por três décadas, funcionou como a rádio escola da cidade. Por ela passou a maioria dos profissionais que se projetaram como grandes comunicadores no estado do Pará e em outros estados brasileiros. A ZYR-9 também abriu caminho para a implantação de outras emissoras: Rádio e Emissora de Educação Rural, Rádio Tropical de Santarém e as FMs Tapajós e Guarany.

Em 2008, Santarém comemora 60 anos de fundação da sua primeira emissora de rádio e a I Jornada de Comunicação Social do Oeste do Pará (I JORCOM) é um evento que visa reunir em 15 dias o passado e o presente para refletir sobre esse serviço social que muito tem contribuído com o desenvolvimento do Oeste do Pará. Mas a história rádio começou muito antes.

A “Era do Rádio” iniciou a partir de 1919, nos EUA. O microfone surgiu através da ampliação dos recursos do bocal do telefone, em 1920, no mesmo país, por engenheiros da empresa americana Westinghouse Electric, que fez nascer, meio por acaso, a radiodifusão.

A empresa fabricava aparelhos de rádio para as tropas da I Guerra Mundial e com o término do conflito ficou com um grande estoque de aparelhos encalhados. A solução para evitar o prejuízo foi instalar uma grande antena no pátio da fábrica e transmitir música para os habitantes do bairro. Os aparelhos encalhados foram então comercializados.

No Brasil, a primeira transmissão radiofônica oficial foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa, em plena comemoração do centenário da Independência do País, no dia 7 de setembro de 1922, na Praia Vermelha - Rio de Janeiro. O transmissor foi instalado no alto do Corcovado. Em Santarém, no dia 24 de outubro de 1948, a vitória de 2 x 1 do selecionado de Santarém contra o Paysandu, com a narração de Elias Pinto, maca a primeira transmissão radiofônica, em comemoração do primeiro centenário da cidade.

O "pai do rádio brasileiro" foi Edgard Roquete Pinto. Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Foi aí que surgiu o conceito de "rádio sociedade" ou "rádio clube", no qual os ouvintes eram associados e contribuíam com mensalidades para a manutenção da emissora.
.
Durante duas semanas haverá uma vasta programação com a realização de mesas redondas, oficinas, exposição, palestras em escolas e universidades, abordando o tema: “60 anos de rádio em Santarém”, como parte da I Jornada de Comunicação Social do Oeste do Pará, que tem como objetivo resgatar os 60 anos de história e recordar a era de ouro do rádio, em Santarém e região.

Nenhum comentário: