terça-feira, 5 de outubro de 2010

Movimento pelo Estado do Tapajós faz balanço do 1º turno das eleições 2010

.
A diretoria do Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós avaliou positivo o 1º turno das eleições gerais, no Oeste do Pará. Todos os anos de eleição a entidade realiza campanha de conscientização, destacando a valorização do voto regional, como forma de fortalecer politicamente a região, a fim de promover o equilíbrio de poder entre a capital e o interior do Estado do Pará.

Em 2006, o Movimento realizou uma campanha apenas com a fixação de placas de outdoor em vários municípios da região, solicitando aos eleitores que votassem em candidatos do Oeste do Pará. O resultado da campanha, realizada em parceria com Câmaras e Associações Empresariais foi a eleição de sete deputados estaduais e um federal.

Em 2010, o Movimento pelo Estado do Tapajós não contou com a participação da Associação Empresarial. Mesmo assim, o Movimento imprimiu 200 mil panfletos e mobilizou a fixação de 150 placas de outdoors em toda a região com a seguinte mensagem: “Você quer ao novo Estado? Vote em candidatos da região comprometidos com o plebiscito”.

O resultado da campanha contribuiu com a eleição de nove deputados estaduais da região (Airton Faleiro e Zé Maria (PT); Antônio Rocha e Josefina Carmo (PMDB); Alexandre Von (PSDB); Junior Hage (PR); Junior Ferrari (PTB); Hilton Aguiar (PSC); Gabriel Guerreiro (PV). E a reeleição do deputado federal Lira Maia (DEM).

O Movimento também registra o bom desempenho dos candidatos da região que não conseguiram votação suficiente para garantir vaga na Assembléia Legislativa (Reginaldo Campos (PSB); Nélio Aguiar (PMN), Bruno Pará e Marcela Tolentino (PDT) e Osório Juvenil (PMDB). Destaca a participação do médico Carlos Martins (PT) a deputado federal que apesar da maciça votação, com mais de 103 mil votos, não conseguiu vaga à Câmara Federal. Além de Odair Correa e Nel Fernandes, que também participaram do pleito.

A coordenação do Movimento avalia que o resultado alcançado no 1º turno da eleições gerais foram positivos, contribuindo, para fortalecer politicamente o Oeste do Pará, que avança com mais dois representantes na Assembléia Legislativo do Estado, em defesa das demandas da região e do plebiscito do Estado do Tapajós.

O quadro de representação de deputados estaduais e federais do Estado do Pará, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2014, você confere abaixo:

Os 17 candidatos eleitos para deputado federal do Pará.

- Beto Faro (PT)
- Zequinha Marinho (PSC)
- Lúcio Vale (PR)
- Miriquinho Batista (PT)
- Cláudio Puty (PT)
- Zé Geraldo (PT)
- Josué Bengtson (PTB)
- Arnaldo Jordy (PPS)
- Zenaldo Coutinho (PSDB)
- Nilson Pinto (PSDB)
- Lira Maia (DEM)
- Wandenkolk (PSDB)
- Wlad (PMDB)
- Elcione Barbalho (PMDB)
- Priante (PMDB)
- Asdrubal Bentes (PMDB)
- Giovanni Queiroz (PDT)

Deputados estaduais eleitos

- Chico da Pesca (PT)
- Bordalo (PT)
- Valdir Ganzer (PT)
- Edilson Moura (PT)
- Bernadete (PT)
- Airton Faleiro (PT)
- Milton Simmer (PT)
- Zé Maria (PT)
- Simone Morgado (PMDB)
- Martinho Carmona (PMDB)
- Chicão (PMDB)
- Parcifal (PMDB)
- Antônio Rocha (PMDB)
- Macarrão (PMDB)
- Nilma Lima (PMDB)
- Josefina (PMDB)
- Tárcio Miranda (DEM)
- Pioneiro (PSDB)
- Sidney Rosa (PSDB)
- Alexandre Von (PSDB)
- Cilene Couto (PSDB)
- Megale (PSDB)
- Ana Cunha (PSDB)
- Haroldo Martins (DEM)
- Junior Hage (PR)
- Luzineide (PR)
- Eliel Faustino (PR)
- Raimundo Santos (PR)
- Junior Ferrari (PTB)
- Tião Miranda (PTB)
- Eduardo Costa (PTB)
- Alessandro Novelino (PMN)
- João Salame (PPS)
- Fernando Coimbra (PDT)
- Pio X (PDT)
- Cássio Andrade (PSB)
- Belo (PSB)
- Hilton Aguiar (PSC)
- Pastor Divino (PRB)
- Edmilson Rodrigues (PSol)
- Gabriel Guerreiro (PV)

Nenhum comentário: